Blogger Template by Blogcrowds

DE QUEM É A CULPA DO PROBLEMA NA EDUCAÇÃO?

 DE QUEM É A CULPA DO PROBLEMA NA EDUCAÇÃO? 
Ah, você acha que está tudo ótimo? Então é melhor procurar um blog sobre a Lady Gaga, ou sobre carros, ou então biscoitos diet, talvez gripe suína, ou então  flores azuis com espinhos vermelhos, ou até mesmo animais que  ajudam amenizar sintomas de depressão (nesse blog mesmo tem - aproveite... CLIQUE). Enfim, essa reflexão não é para você.



ANDERSON QUEIROZ LEMOS

Essa frase serviu como base nesse final de dia para que eu refletisse mais uma vez sobre o quadro atual em que vivemos na educação brasileira.
Sinceramente não tenho conclusões políticas ou socias a respeito, são tantas questões para serem avaliadas que não ouso categorizá-las. Tenho tiros para dar. No final, você verá onde eu acerto.
Apesar disso, por ser participante ativa da questão educacional através de minha profissão sou tentada muitas vezes a julgar, criticar e condenar a nomenclatura moderna (mas já se tornando obsoleta nesses últimos dias) de CLIENTE ao invés de aluno.
Aí sim ouso dizer que acredito que educação não se trata de um produto, caso seja assim considerada obviamente cai por terra toda teoria, toda técnica, todo o processo educacional onde o aluno é participante e responsável ativo naquilo que ele aprende, cria, descobre.
Prefiro não avaliar AINDA as questões motivacionais envolvidas na tendência estupidamente capitalista de tratar alunos como clientela.
Parece irrelevante tal nomenclatura, mas ao prestarmos mais atenção às implicações baseadas em usarmos os termos CLIENTE ou ALUNO podemos inclusive perceber que a pessoa perde muito de sua invididualidade, embora diga-se que o cliente deve ter tratamento personalizado.
BABOSEIRA. Já que blogs não são trabalhos científicos posso classificar minha opinião atual e pessoal empírica de que não se compra conhecimento. Aprender é uma eterna descoberta. (lindo... até arrepiou...)
Não gostaria de parecer radical, mas concordo que estou sendo radical, já que ultimamente minha falta de expectativas para uma melhora no plano da educação leva à perceber que antes dava mais certo. Decorar tabuada dava certo! (mas agora não pode pq senão o aluno muda prá uma escola onde não se decora tabuada e inclusive tem lousa digital em todas as salas – ou então, colocam fogo no seu carro)
Ok, admito, essa visão não leva em consideração que os tempos mudaram. Talvez seja esse o problema. Talvez o ser humano não seja capaz de acompanhar o ritmo de tudo que ele mesmo acelerou. Em meus momentos de busca por um motivo chego a pensar que a culpa da é absurda permissividade dos pais hoje em dia, com a agravante da família não ser nem matriarcal, nem patriarcal, e sim “filharcal” (nessas horas sempre lembro do ex ministro inventor de palavras do período Collor).
Tenho a impressão que a superproteção e liberdade EXAGERADA dos pais está matando a próxima geração.
Talvez a culpa do colapso educacional que vivemos não tenha nada a ver com o aluno cliente, e sim pelo fato dos pais permitirem que os filhos façam o que quiserem ao mesmo tempo que proíbem o mundo de fazer com que esses mesmos filhos sofram consequências ruins dos seus atos ruins.
Ok Ok... a culpa é do salário baixo que os professores ganham, pois assim eles não possuem motivação sufuciente para fazer um bom trabalho. Será?
De quem é a culpa? Do aluno CLIENTE? Do filho feito de cristal? (se falar mais alto ele quebra) Do professor mal pago ou mal qualificado? A culpa é da escola que tem a janela quebrada ou que demorou demais para instalar ar condicionado?
DE QUEM É A CULPA????? HEIN?
Ok.
A culpa é minha. (lembrei do Mel Gibson) Eu vou fazer algo a respeito.
Se cada um pensasse assim, MUDARÍAMOS O CENÁRIO, e teríamos brasileiros menos medíocres (para não dizer ignorantes) pois todos temos parte nessa sujeira. (Eis o genocídio encomendado por mim no início do post) Você é cliente? Use seu produto, use sua educação. Afinal, a culpa também é sua. Faça alguma coisa.

 Aqui vai uma piadinha básica em manjada, mas como estamos refletindo, reflita nela também. 


(Assim que eu adquirir um colete à prova de balas refletirei publicamente sobre inclusão no cenário real brasileiro )

2 Comments:

  1. Mulheres INDO said...
    OI RAQUEL PRAZER EM CONHECER VC, FICA COM DEUS.
    Raquel Rodrigues Loureiro said...
    Olá Mulheres INDO!
    Obrigada pela visita e pelo comentário. Esperamos que tenha gostado. Fiquem com Deus.

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Usuários online Contador de visitas